Índice
ToggleO direito é uma área que abrange diferentes profissões. Uma delas, que é bastante conhecida nos dias atuais, é a advocacia civil. Você provavelmente já ouviu falar, mas sabe o que faz um advogado civil? Pois bem, hoje esse será o tema do nosso artigo.
Como se sabe, essa não é uma profissão tão atual no mercado. Na verdade, a advocacia surgiu há muito tempo, o desenvolvimento da área remota a tempos antigos. Em todo caso, a profissão chegou ao Brasil muito cedo também, por isso se desenvolveu bem.
Mas, antes de compreender tudo sobre a área, precisa entender o que faz um advogado civil. Quem é esse profissional e quais suas áreas de ação no mercado atual. Veja a seguir as informações que precisa sobre ele.
O que é um advogado civil
Esse é o profissional que irá lidar com o famoso direito civil. Será o responsável por atuar nesse campo, fazendo com que as normas, direitos e obrigações do cidadão sejam seguidos. No geral, a sua atuação irá girar em torno das relações entre pessoas naturais e jurídicas.
Pode-se dizer que o principal objetivo é buscar uma facilitação. Assim, é possível garantir que tudo funciona dentro das formas corretas, buscando cumprir as normas. Para tal facilitação no cumprimento da lei, é utilizado o código civil.
Nele, se encontra uma série de informações referentes a diferentes processos. Todos eles podem ser fundamentais para o desenvolvimento de algumas ações. Somente com base nele o advogado civil pode agir.
Os princípios básicos
Essa área da advocacia, além de lidar com os direitos individuais, também lida com determinadas interações. A relação entre indivíduos e instituições é uma delas, também com unidade familiar e até com o estado. Com isso, é necessário seguir alguns princípios básicos, esses são:
- O princípio da eticidade: Ele é responsável por zelar pelo respeito e outros valores éticos dentro das práticas jurídicas. Sempre, é claro, visando estabelecer um padrão de honestidade e lealdade;
- A socialidade: esse princípio está completamente relacionado com a maior importância que é dada aos interesses coletivos. Em poucas palavras, o indivíduo não pode comprometer nada daquilo que já foi estabelecido pelo estado. Ademais, ele é livre para fazer o que quiser;
- A Operabilidade: por fim, o objetivo da operabilidade é facilitar ou, até mesmo simplificar alguns processos jurídicos para que se consiga maior agilidade nos mesmos, evitando, por exemplo, que esses atrasem a “máquina jurídica”.
As principais responsabilidades do advogado civil
Quando falamos do profissional, devemos considerar que toda a sua formação está bem ligada com a área civil. Assim, prevenir problemas, atuar na solução de alguns conflitos e também garantir o cumprimento de várias obrigações é fundamental para ele.
No final, ele poderá tratar de diversos assuntos. Alguns deles são a venda, compra e locação de imóveis. Caso exista algum problema com relação a essa parte, poderá agir para ajudar seu cliente.
Mas, não é apenas isso! Ele poderá atuar em questões como:
- Pareceres verbais e escritos;
- Criação de contratos;
- Abertura de empresas;
- Fechamento de empresas;
- Inventários e arrolamentos;
- Guarda de filhos, pensão, divórcios e muito mais.
Tudo isso contribui bastante para que o profissional tenha bastante alcance. E, atualmente, é fácil encontrar diversas empresas que oferecem advogados para contratação. A internet está repleta disso!
Algumas das áreas do direito civil
Agora você já conhece bastante sobre o profissional que faz parte da maior área de direito do Brasil. Mas, sabe exatamente do que ele cuida? Até em que ações ele tem responsabilidade?
Bem, o profissional pode atuar em diferentes casos, como visto acima, mas, apenas naqueles que estão relacionados com:
- Direito de pessoas;
- Responsabilidade civil;
- Direito de família;
- Direito reais;
- Obrigações e contratos.
Assim, portanto, o profissional terá uma atuação ampla. Como já mencionado, essa é a maior área da advocacia. O que também facilita bastante para que pessoas que estão com problemas consigam resolver de forma mais rápida.
Onde encontrar o advogado civil
A internet é sempre uma boa opção para encontrar bons advogados. Alguns deles podem até mesmo estar presentes em redes sociais. Essa é uma forma de comunicação bem atual e a divulgação dos serviços prestados pelos mesmos ganha um destaque enorme.
Assim, não é necessário muito esforço para conseguir algo. O importante é saber se o profissional é realmente responsável e saber agir para lhe auxiliar a longo prazo. Nesse caso, todo cuidado é pouco.
Tente observar sua experiência, avaliações de outros clientes e mais. Existem algumas empresas que podem oferecer serviços mais seguros e melhor direcionados também, inclusive para abertura de empresa.
Conclusão
A atuação do advogado civil é grande. No entanto, sua especialização poderá acontecer em algumas áreas em específico, não em todas.
Um bom profissional, no entanto, acaba se interessando por mais de uma delas. Com o tempo, sua experiência poderá se voltar para algo mais específico.