Índice
ToggleO advogado especialista em direito do consumidor é o profissional que cuida de toda a parte que envolve o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e a aplicação de suas normas.
Dessa forma, este profissional representa os consumidores na justiça quando empresas, órgãos ou prestadores de serviço realizam práticas abusivas ou desrespeitam as regras que regem o CDC.
Entretanto, muita gente não sabe que ter a ajuda do advogado especialista em direito do consumidor pode resolver um problema de maneira muito mais rápida e sem dor de cabeça.
Por isso, veja neste artigo por que este profissional é tão importante quando o assunto é bens, produtos e serviços.
A ação judicial de direito do consumidor toma tempo e o advogado pode diminuí-lo
Em geral, uma ação de direito do consumidor no Brasil leva em média de 2 a 3 anos para ter seu desfecho.
Logo, neste período ocorrem audiências e ouvidorias no judiciário e sem ter um advogado do seu lado, você se verá pedido(a) sem saber o que fazer em muitas etapas.
Entretanto, a situação muda com a presença do advogado, pois ele emitirá suas opiniões, seus pareceres e avaliará qual a melhor atitude a ser tomada em cada caso.
Tudo com o propósito de resolver seu problema de maneira legal e bem amparada, além de o profissional saber qual o caminho mais curto para cada tipo de ação.
Analisando casos parecidos, o profissional já possui a bagagem do que costuma acontecer em casos semelhantes perante a justiça.
Desse modo, o advogado especialista em direito do consumidor é até flexível, onde em muitos casos não é preciso ação judicial para resolver um conflito.
Em muitos casos é o próprio profissional que instrui o consumidor(a) a entrar em um acordo entre consumidor e empresa, com o intuito de evitar uma batalha judicial desgastante.
Este é apenas um dos motivos que fazem a procura pelo advogado em direito do consumidor ser a opção mais inteligente a ser tomada.
Economia financeira
Nem sempre estamos querendo abrir o bolso para causas que a nosso ver não justificam os gastos.
Pois em muitos casos, as empresas estão erradas, mas mesmo assim, o consumidor é obrigado a gastar seus recursos financeiros para a resolução do problema.
Sem falar dos casos em que o consumidor acaba tendo que pagar os honorários do advogado da outra parte.
Além disso, as taxas cobradas pela justiça não são baratas e é preciso avaliar bem o caso para decidir se vale a pena um processo ou não.
Pois em muitos casos, o valor que você vai se beneficiar não equivale às suas custas processuais, prejudicando suas finanças e gerando insatisfação ao mesmo tempo.
Nesse sentido, o advogado especialista em direito do consumidor consegue amenizar os custos e instruir seus clientes a tomar a decisão mais correta, em seu favor financeiro.
O Direito do Consumidor é amplo e imprevisível
Consultando um advogado especialista você tem as chances reais do que suas pretensões podem resultar, sendo elas positivas ou negativas.
É fato que uma negativação em seu nome indevida pode oferecer a chance de direito a uma indenização por danos morais, por exemplo.
Entretanto, não é bem assim que funciona, é necessário a análise por parte da justiça assim como a comprovação de que a negativação está te causando prejuízos.
Nessa parte, a importância do advogado se dá em virtude de ele poder lhe informar sobre as chances reais de causa ou perda de uma ação dessa natureza.
Assim, o profissional vai avaliar se os seus direitos realmente foram violados, qual a chance de ganho ou perda e o que você pode esperar do resultado.
Não é porque é uma ação de direito do consumidor que vai ser uma “causa ganha”
O fato de o consumidor ser considerado vulnerável e frágil na relação não significa que a lei vai sempre estar do seu lado em qualquer ocasião.
Em muitos processos, a justiça pode entender que a situação em si é um mero agravante e que não houve dano moral por parte da empresa fornecedora do produto, bem ou serviço.
Existem muitas questões a serem analisadas para que um pedido seja considerado procedente pelo juiz, e somente com o suporte de um advogado você entenderá qual é a sua situação.
Com o simples propósito de evitar que uma causa claramente perdida avance na justiça, prejudicando ainda mais o consumidor.
Acordos desvantajosos são feitos sem a presença de um advogado
Quando o consumidor decide entrar em ação contra uma empresa por conta própria, em muitos casos os acordos firmados são claramente prejudiciais para o próprio e em favor da empresa.
Ainda mais quando as empresas decidem oferecer determinado valor financeiro para que o/a consumidor(a) não prossiga com a ação.
Nesse sentido, o advogado deve ser consultado para evitar que o acordo seja injusto e o valor recebido fique abaixo daquele que você realmente teria direito caso prosseguisse com o caso.
Então, você deve ficar atento(a) nessa questão, pois assim como você, a empresa em questão não vai querer sair perdendo.
Caso você perca a ação e decida recorrer, só poderá prosseguir com um advogado
Mesmo naqueles casos sem advogado, se ao final do processo sua ação for negada, você tem direito a recorrer.
No entanto, para recorrer você precisará de um advogado e em muitos casos quando isso ocorre, o estrago já foi feito.
Por isso é muito importante que o advogado especialista em direito do consumidor seja consultado o quanto antes, para evitar estes erros e você se sair prejudicado(a).
Conte com o Mauricio Souza Advogados
Nós, da MS Advogados, dispomos de uma equipe Especialista em Direito do Consumidor pronta para te ajudar a resolver seu problema o quanto antes.
Basta entrar em contato conosco agora mesmo CLICANDO AQUI, que já vamos conhecer melhor o seu caso e apresentar seus direitos na justiça, bem como te orientar a tomar a decisão mais correta… Clique aqui e saiba mais!