Índice
ToggleO aumento no golpe do pix está tornando os usuários mais atentos. Diversas tentativas acontecem por dia, assim, todo cuidado é pouco.
A maioria das pessoas já conhece essas ações, mas existe uma dificuldade em encontrar informações sobre como ele funciona, visto que há diferentes métodos de aplicar.
O Pix nasceu na segunda metade do ano de 2020 no Brasil. Foi uma grande mudança para os brasileiros, visto que facilitou ainda mais os métodos de pagamento. Quase 2 anos depois, a maioria dos consumidores preferem utilizar esse método para pagamentos.
Por outro lado, com toda essa tecnologia um problema surgiu. Os crimes financeiros estão todos concentrados nessa área. Acredita-se que mais de 70% das infrações estão relacionadas ao mecanismo, o que deixa muitos preocupados.
A segurança do pix
De fato, existe uma garantia que as transações que são realizadas por meio do pix são seguras. Sem aquele vazamento de dados que poderia significar um grande problema. No entanto, os golpistas já conseguem ir além desse sistema.
Sendo mais precisos, eles trabalham com as pessoas, e não com o sistema. O que ajuda nessa parte, no entanto, é que os pagamentos via pix acontecem instantaneamente. Hoje, já são mais de R$ 1,8 bilhões, causando uma preocupação para os especialistas.
Além disso, este pode ser um valor ainda mais alto porque há uma variação, considerando que nem todos os golpes recebem o aviso para o banco. Então, esses números devem se manter crescente caso algumas ações não aconteçam.
Quais são esses golpes?
Bem, você já deve imaginar alguns deles. Provavelmente, passou por alguma situação em que existiu uma tentativa de roubo da sua conta. Mas, é um fato que existe uma certa dificuldade para aprender os padrões dos criminosos. Por isso, todo cuidado é pouco, ok?
As primeiras tentativas no golpe do pix podem acontecer pelo seu próprio celular. Com o WhatsApp, diversos criminosos conseguem convencer você a realizar algumas ações que podem ser bem problemáticas para seus dados pessoais.
Não abra links não confiáveis e não faça download de nenhum arquivo caso não conheça a pessoa ou empresa.
Hoje, todo cuidado nesse mercado é pouco. Isso porque as instituições financeiras não conseguem descobrir se aquela transação é sua ou não.
A seguir, veja alguns dos golpes mais conhecidos.
No WhatsApp
Tem acontecido muito nos últimos anos. Seu perfil de telefone pode ser visto por qualquer pessoa, certo? Em determinados casos eles utilizam disso para conseguir efetuar o golpe do pix.
Assim, a melhor maneira de evitar isso é realizando uma verificação em duas etapas, para que seu WhatsApp não seja clonado.
Sim! É a partir dessa clonagem que conseguem realizar roubos na internet. Podem pedir dinheiro emprestado para algumas pessoas que conhecem. Assim, sem saber que não é você, aquela pessoa poderá passar o dinheiro.
Esses pedidos podem acontecer de forma repentina. Tenha atenção e tente ligar para a pessoa antes de mandar qualquer valor. Confirme que é ela de todas as maneiras que conseguir!
Os comprovantes falsos
Toda vez que uma transação é realizada é fundamental pedir o comprovante, certo? Assim saberá que o dinheiro foi direto para sua conta. Mas, hoje, nem mesmo esse método é tão seguro assim.
Alguns golpistas conseguem utilizar de comprovantes falsos para cometer o golpe do pix. Ao comprar um produto, por exemplo, poderá mostrar um comprovante de pagamento falso. Esse deve ser analisado por você. Em primeiro lugar, é claro, porque pode esconder algumas informações.
Depois porque pode ser bem feito, mas, ao mesmo tempo, as transações pix acontecem imediatamente, certo? Então, se o valor não está na conta no momento da transação, desconfie. Somente termine sua transação quando ver o valor.
O QR Code falso
Por fim, e também muito importante para quem realiza compras pela web, a utilização do QR Code falso já é comum entre os golpistas. Nesse caso, a dica é simples.
Ao realizar transações desse gênero, veja exatamente todos os dados da empresa. Se possível, pesquise um pouco sobre as informações antes de realizar a compra.
Se conseguir fazer o pagamento por meio do site oficial da empresa, melhor ainda. Ademais, toda transação que deve ser realizada pelo WhatsApp, por exemplo, deve ser monitorada e verificada.
Por isso, a preocupação com os dados.
Como evitar cair no golpe do pix?
Existem muitas ações que se pode tomar para evitar cair no golpe do pix. Então, veja a seguir algumas delas:
- Sempre faça transações por meio do seu internet banking;
- Sempre tenha atenção aos dados nos comprovantes enviados por pessoas desconhecidas;
- Sempre verifique se a instituição para quem está pagando é confiável;
- Também preste atenção em ofertas boas demais em produtos ou serviços. Há muitos golpistas que utilizam desse método para conseguir seu dinheiro;
- Evite enviar dados importantes em sites duvidosos.
Pronto! Isso é o suficiente para conseguir desenvolver bem suas ações!