Índice
ToggleO advogado trabalhista irá atuar em decisões judiciais relacionadas aos direitos do trabalhador. Muitas pessoas não sabem quem ele é e como atua, mas essa é uma das áreas mais prestigiadas do segmento jurídico, visto que é muito ampla e importante para algumas pessoas.
Quando um trabalhador passa por alguma situação que o possa prejudicar, ele pode entrar em contato com o advogado para buscar algumas soluções. Então, este lidará diretamente com a relação do funcionário com a empresa a partir dos direitos trabalhistas.
Como essa é uma formação muito conhecida no mercado, não é necessário muito tempo para encontrar bons profissionais. Aqui vamos entender melhor como eles podem atuar no mercado de advocacia para ajudar seu público.
Primeiramente, o que é o direito trabalhista
Apesar de algumas informações com cunho formal, é possível resumir o direito trabalhista como uma regulamentação. Exercerá forte influência entre o contratado de uma empresa e o contratante. Isso, é claro, com base em diferentes atividades.
Quando falamos em uma relação de trabalho do gênero, precisamos entender alguns pontos. Em primeiro lugar, o empregado entrega suas habilidades e esforços para aquela empresa e, a mesma, oferece um trabalho de acordo com sua jornada de trabalho.
O papel do advogado trabalhista é completamente ligado a essa parte. Quase sempre quando existem alguns problemas na área, esse profissional é contratado para tentar resolver.
Quais são as leis que regem o Direito Trabalhista
Considerando as diversas ações que os advogados podem tomar dentro de um processo, se torna importante quais são as leis que regem essa parte. O conhecimento do profissional deve focar em três diferentes tipos de legislação:
- A primeira delas é o direito individual do trabalho. É a básica e irá cuidar da relação entre contratado e contratante;
- O Direito Coletivo do Trabalho, por sua vez, entra na esfera do lado coletivo. Estamos falando agora das relações que envolvem empregadores e empregados. Em outras palavras, agora há divisões em grupo;
- Por fim, temos o direito processual do trabalho. Esse é bem simples de entender também. Será responsável por elaborar os caminhos necessários para resolver os conflitos referentes aos Direitos Individuais do Trabalho e também os coletivos.
Tudo isso, é claro, terá sua base na CLT. Atualmente, é ela quem gera mais impacto sobre a relação entre partes de uma empresa. A partir dela, o advogado trabalhista poderá agir também.
O direito do trabalho
Quando há um problema é necessário uma resolução prática. Quando se trata do Direito do Trabalho estamos falando de possíveis desequilíbrios que podem surgir entre empregador e empregado. As leis trabalhistas visam, sempre que possível, proteger a parte mais fraca.
Algo muito claro acontece por meio das condições mínimas de trabalho. Essas são importantes porque podem ajudar para que se consiga um bom décimo terceiro, férias, proteção a saúde e muito mais.
Também devemos considerar que alguns problemas em certos segmentos podem afetar a sociedade. Uma greve em bancos, por exemplo, paralisações de caminhoneiros, polícia. Todos poderiam gerar um grande problema.
Bem, dito isso, o objetivo é gerar um intermédio entre as partes para evitar maiores problemas. Lembrando que algo do gênero apenas acontece quando os sindicatos não conseguem resolver o problema.
Então, o que faz o advogado trabalhista?
Em primeiro lugar, esse é um profissional que deve ter um conhecimento enorme. Deve saber bastante sobre a área de Direito no geral. Depois, deve buscar especializações para entender melhor sobre as legislações trabalhistas. Essa é uma formação que pode demorar um pouco.
Por outro lado, como já dito, esse é um profissional cada vez melhor visto no mercado. Mas, o que ele consegue fazer quando termina sua formação. Veja a seguir:
- Receber problemas de caráter jurídico por parte de sindicatos, empregadores ou empregados;
- Realizar ações que possam prevenir ou evitar processos;
- Fazer a coleta de prova para ajudar seu cliente;
- Realizar consultorias.
Há muitas outras funções que podem ser colocadas para o advogado trabalhista. Com sua importância atual, muitos buscam ele. Se você precisa de algum por conta de problemas na sua relação de trabalho, encontrará com facilidade boas opções na internet. Na verdade, esse é o melhor local para se pesquisar sobre o profissional atualmente.
Conclusão
Como visto aqui, o advogado trabalhista é sim importante para o desenvolvimento de algumas áreas. Ele lidará com processos importantes relacionados às relações de trabalho. Com isso, tanto empregados como empregadores podem estar mais seguros, visto que seus direitos estão garantidos.
Hoje, existem muitos que realizam consultorias e também. Mostram informações importantes sobre determinados assuntos para facilitar algumas tomadas de decisão. Nem sempre é necessário o papel desse profissional, mas poderá ser extremamente útil em último caso.
Lembrando que esse é um profissional que se formou no curso de direito, então tem bastante conhecimento!